• 20 de junho de 2024
  • admin
  • 0

No Brasil, o peso dos tributos, aliada à complexidade do sistema tributário, são um dos principais inimigos da gestão econômica e financeira de qualquer empreendimento.

A otimização da carga tributária de forma legal, é uma grande oportunidade de manter a competitividade da empresa no mercado que está cada vez mais exigente.

E como manter uma tributação justa, sem expor a empresa aos olhos do Fisco? Abaixo, listamos 5 formas de diminuir o impacto dos tributos no dia a dia dos negócios:

1. Mapeamento tributário: análise de todas as operações realizadas pela empresa (industrialização, comércio e prestação de serviços) e sua estrutura de custos e despesas;
2. Planejamento tributário: após o mapeamento, analisar se o regime tributário adotado pela empresa, é realmente o mais adequado;
3. Benefícios fiscais: identificação de todos os benefícios fiscais possíveis, de acordo com o segmento de atuação;
4. Revisão de processos e cadastros: processos mal definidos e erros de cadastros dentro dos sistemas de gestão, podem impactar significativamente na apuração dos tributos;
5. Tecnologia: utilização de softwares/ferramentas especializados, podem auxiliar na identificação de possíveis erros e oportunidades de economia.
Porém, é importante salientar que toda a análise e qualquer proposição de mudança no processo tributário da empresa, sejam conduzidos por profissionais com qualificação técnica para garantir a conformidade e minimizar transtornos futuros.

Autor: Eduardo Borges (CEO, EB Contabilidade & Gestão Tributária)